A sigla PIS, que significa Programa Integral Social, se refere ao Programa de Abono Salarial Caixa, que beneficia anualmente trabalhadores de baixa renda. Esse benefício é pago a todos os trabalhadores do setor privado que seguem o regime de contratação CLT (Consolidações das Leis Trabalhistas), esse benefício é pago ao trabalhador como ser fosse um décimo quarto salário, porém muita gente ainda fica em dúvida sobre quem tem direito ao PIS, por isso vamos explicar a seguir detalhadamente tudo sobre o programa do Abono Salarial 2018.


Vale lembrar que o programa PIS é um benefício que só tem vigência dentro do setor privado. Sendo que funcionário de cargos públicos e servidores públicos recebem o chamado PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Quem Tem direito ao PIS

Quem Tem direito ao PIS

Atenção: Saiba as datas de pagamento do calendário PIS 2018 atualizadas pelo calendário do Ministério do Trabalho.

Quem tem direito ao PIS 2018

As regras são estabelecidas em quatro requisitos, lembrando que para garantir este benefício e necessário ter vínculo empregatício pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

  • Para ter direito ao PIS é necessário ter trabalho de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior (2016).
  • A empresas precisa ter registrado o trabalhador no Ministério do Trabalho, entregado a relação de documento também conhecida como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), que informa o status (Empregado/Desempregado) do trabalhador no ano anterior;
  • É necessário ter pelo menos 5 anos de cadastro no PIS para ter direito a receber o benefício. Não necessariamente é preciso ter a carteira assinada durante todo esse tempo.
  • Os trabalhadores devem possui média salarial que não pode ultrapassar pelo menos 2 salários mínimos por mês para ter direito ao benefício.

Vale ressaltar que empregadas domesticas não possui direito a receber o PIS 2018 pela lei atual, pois mesmo que possua carteira assinada pelo patrão (pessoa física), não se enquadra na regra do pagamento por não ter o nome informado em uma RAIS.

Como sacar o PIS 2018

Tendo o direito ao benefício para realizar o saque é muito fácil, basta se direcionar as agências da Caixa Econômica Federal, Casas lotéricas, Caixas eletrônicos ou em postos de atendimento da Caixa, basta esta portando o cartão cidadão que é o documento realizado para realizar o saque do benefício mais o documento de identificação. Caso você não possua o cartão também é muito fácil solicitar, você precisa ser dirigi a uma agencia da Caixa Econômica Federal portando os documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • comprovante de residência dentro da validade, ou seja, atual.

O cartão cidadão demora cerca de 30 dias para ficar pronto, fazendo a solicitação na agencia e necessário fazer a retirada do mesmo lá.

Consultar o PIS 2018 pelo telefone

Agora caso você queira fazer a solicitação pelo o telefone também é simples, basta ligar para o telefone 0800 726 0207, você deve esta portando seus documentos de identificação mais o número do NIS para que seu atendimento seja mais rápido, ao falar com atendente diga que precisa solicitar o cartão cidadão, ela fará a solicitação e confirmação de seus dados e o cartão chegara no seu endereço postal.

Agora que você sabe ser tem direito ou não ao benefício, fique atento (a) ao calendário de pagamento do PIS deste ano (2018).

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...