Obter a carteira nacional de habilitação (CNH), é um processo caro e demorado, o qual pode ser restritivo para algumas famílias mais pobres, que não tenham condições de pagar as aulas, a prova e o exame médico, os quais, são caros quando somados. Assim surgiu a CNH Social, a qual oferece oportunidade para as pessoas pobres, as quais, muitas vezes estão dirigindo foram da lei, por não terem condições de tirar a carteira de motorista, de conseguirem a primeira habilitação e estarem regularizados na hora de dirigir.


CNH Social

CNH Social – Confira como solicitar sua Habilitação Social

Quem tem direito à CNH Social

O programa CNH Social foi criado para dar condições de grupos menos favorecidos da sociedade de terem acesso à carteira de motorista, que normalmente é um processo muito caro para famílias carentes. Assim, se espera que as famílias com baixa renda tenham maiores condições de lutar por vagas no mercado de trabalho, em profissões como a de motorista.

Para ter acesso ao programa, é necessário que o se enquadro em pelo menos um dos perfis mencionados abaixo:

  • O Candidato nunca pode ter tido vínculo empregatício anteriormente;
  • Possuir carteira de trabalho há mais de 1 ano sem registro profissional;
  • Estar desempregado por mais de 1 ano;
  • Seja inscrito no Programa Bolsa Família;
  • Tenha renda mensal máxima de 2 salários mínimos – Mesma condição para ter acesso ao abono Salarial 2017;
  • Seja ex-presidiário;
  • Se estudante, comprove bom rendimento escolar.

Assim, cria-se uma condição de igualde social, pelo menos, nesse quesito da carteira de habilitação.

Importância do CNH Social

Desde que o programa foi criado, há cinco anos, já triplicou o número de vagas para novos motoristas no mercado de trabalho, o que mostra que o programa vem atraindo cada dia mais pessoas, as quais, querem melhorar de vida e ser motorista pode ser uma boa opção.

Como se inscrever na Habilitação Social

Quem deseja se aproveitar desse programa social, pode realizar a inscrição de forma bem fácil e rápida, sem nenhum tipo de burocracia e economizar algum bom dinheiro nesse processo gratuito.

O primeiro passo para poder usufruir desse programa, é se inscrever no CADÚNICO do Governo Federal.

Para isso, basta comparecer à secretaria de assistência social do seu município com documentos de identidade e algum documento que comprove a sua situação de baixa renda, para assim, poder se cadastrar nessa ficha do Governo Federal, a qual, inclui todos os beneficiários de todos os programas sociais existentes no país.

Fazer a sua inscrição no Detran mais próximo de você

Após esse primeiro cadastro, basta ir até o Detran mais próximo de você e solicitar a entrada no CNH Social. Como o número de vagas é menor do que o número de interessados, é feito um sorteio para decidir que vai ser contemplado.

Caso você não tenha sido selecionado em um primeiro sorteio, não se desespere, pois, pode demorar até meses para a sua inscrição ser aceita e você conseguir obter a sua carta de motorista, sem precisar pagar nada para isso.

Depois de ser selecionado para participar do programa CNH Popular, basta ir até o Detran, no qual foi feita a sua inscrição e confirmar a sua participação. Marcando assim o início das primeiras aulas teóricas e realizando o exame médico.

Para quem ainda possui alguma dúvida sobre o CNH Social, não hesite em nos perguntar. Basta escrever nos comentários abaixo o seu questionamento e o responderemos com prazer.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...