O cartão cidadão é um documento magnético indispensável na vida de qualquer trabalhador brasileiro. Por meio deste cartão que o cidadão consegue realizar consultas e saques de benefícios tais como PIS, FGTS ou seguro desemprego.


Além disso, diversos outros serviços são distribuindo através do cartão cidadão, todos os benefícios ligados ao Governo Federal são realizados através dele. O cartão cidadão Caixa é como qualquer outro cartão magnético que possuímos, serve para consultar e realizar saques de benefícios trabalhistas disponibilizados pela a Caixa Econômica Federal junto ao Governo Federal.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

Cartão cidadão como solicitar?

Todo trabalhador brasileiro tem direito de solicitar o seu cartão Cidadão em uma agência da Caixa. Veja abaixo os documentos necessários para solicitar:

  • Número do PIS/PASEP;
  • Número de Inscrição do Trabalhador, conhecido como NIT;
  • RG (Registro Geral);
  • CPF (Cadastro Pessoa Física);
  • Comprovante de Residência.

Lembrando que o cartão cidadão é direito seu, sendo assim deve ser emitido gratuitamente sem custo algum. Geralmente o cartão cidadão demora em torno de 15 dias para ficar pronto. Dependendo do caso, o cidadão poderá retirar o cartão na agência bancária, ou receber na própria casa.

Ao receber o cartão cidadão o mesmo precisa ser desbloqueado, no ato do desbloqueio será cadastrada uma senha de uso pessoal e intransferível.

Consulta Saldo Cartão Cidadão

Para consultar os saques e extratos dos seus benefícios sociais é bem simples, basta ir até um ponto de atendimento mais próximo a você da Caixa Econômica Federal, tendo em mãos os seguintes documentos:

  • Cartão Cidadão;
  • Documento original de identificação com foto;

É importante ressaltar que ser o valor de saque for maior que R$ 1.000,00 você pode sacar o mesmo em qualquer caixa eletrônico, caso contrário você deverá comparecer a qualquer agencia da Caixa mais próxima é perdi suporte ao um funcionário (a) da Caixa Econômica Federal.

O trabalhador da Caixa Econômica Federal terá o direito de consultar os seguintes benefícios sociais com o seu cartão cidadão:

Segunda via do cartão cidadão

Caso ocorra a perda ou roubo do seu cartão cidadão, você vai precisar solicitar a segunda via, esse procedimento pode ser realizado da mesma forma que foi a sua primeira solicitação. Sendo assim, você vai precisar comparecer a Caixa Econômica Federal mais próxima a sua residência portando toda a documentação necessária, para solicitar a segunda via.

Documentos necessários para solicitar a segunda via do cartão cidadão:

  • CNH ou RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • NIT;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência.

Com a apresentação de todos esses documentos em mãos, você consegue solicitar a segunda via do seu cartão cidadão, tanto a primeira solicitação quanto a segunda, demora em torno de 15 dias para chegar, pode enviar tanto para a sua residência quanto para agencia mais próxima.

É importante guardar esse cartão, para evitar futuras dores de cabeça, além disso, ele é bem útil, pois evita que você enfrente longas filas para realizar consultas ou saques de seus benefícios sociais, sendo assim através do cartão cidadão qualquer consulta ou saque pode ser realizado no Caixa Eletrônico da Caixa Econômica Federal ou em qualquer casa lotérica próxima a sua residência,  é importante também estar portando a sua senha cadastrado no ato do desbloqueio e o documento de identificação original com foto.

Consulta Cartão Cidadão por telefone

Em caso de dúvida, entre em contato com a central de atendimento ao cliente Caixa Econômica Federal através dos 0800 726 0207.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...