O abono Salarial da Caixa Econômica Federal é o principal benefício trabalhista pago aos trabalhadores da iniciativa privada no Brasil. Esse benefício é pago para trabalhadores que se enquadrem nas regras do Ministério do trabalho, e ajuda a complementar anualmente a renda de milhões de trabalhadores no país, configurando-se como um dos mais expressivos benefícios trabalhistas do país. Por isso é fundamental que o cidadão entenda os mecanismos de pagamento do Caixa PIS, para que não deixe de ter acesso ao benefício.


Caixa PIS - Abono Salarial CEF

Caixa PIS – Abono Salarial CEF

Nesse texto, vamos dar todas as informações sobre o Caixa PIS, para que vocês saibam como utilizar corretamente esse programa e fiquem em melhores condições financeiras, me acompanhem e conheçam tudo sobre o Caixa PIS.

O que é o Caixa PIS

O PIS (Programa de integração social) é umas das medidas tomadas pelo Governo, para tentar amenizar um pouco a grave desigualdade social existente no Brasil. Ele é feito pelo Governo Federal e quem dá o aporte financeiro é a Caixa, e é um benefício pago anualmente ao trabalhador na ativa que receba até 2 salários mínimos por mês.

O principal benefício do Caixa PIS é o pagamento do décimo quarto salário ao final de cada ano, para alguns trabalhadores que atuem em empresas privadas e tenham pagamentos feitos por pessoas jurídicas.

Calendário de pagamentos do PIS Caixa

Lembrando sempre que é importante ficar ligado nas datas de pagamento do seu benefício Caixa PIS, pois, se ele não for recolhido até dois meses depois que ele estiver liberado, você acaba perdendo esse dinheiro, o qual, acaba voltando para o Governo.

calendário pis 2017

Calendário Abono Salarial 2017

Quem tem direito ao abono Salarial Caixa

Esses trabalhadores recebem uma bonificação do governo, que tem o valor do salário mínimo em vigor, no caso de 2016, esse valor será de R$ 880, pagos a quem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo cinco anos de contribuição com o Caixa PIS: Ou seja, a pessoa precisa ter no mínimo cinco anos de carteira de trabalho, para ter direito a esse benefício, assim, trabalhadores informais não podem receber essa contribuição.
  • Receber no máximo até dois salários mínimos como média salarial: Existe um ponto importante nesse item, não é que um trabalhador não possa receber em um determinado mês, mais do que dois salários mínimos, mas sua média anual, deve ser no máximo de dois salários mínimo. Assim, se ele recebeu mais em um determinado mês, deve receber menos em outro.
  • Ter trabalhado no mínimo um mês: é necessário ter registro em carteira assinada de pelo menos um mês trabalhado no ano que for receber o benefício.

Leia mais em quem tem direito ao PIS, e saiba mais sobre a eletividade desse benefício.

Aplicativo Caixa PIS

Para quem estiver ligado na tecnologia, a Caixa lançou um novo aplicativo, pelo qual, você consegue se informar tudo sobre o seu PIS. Qual vai ser a data de pagamento, quanto vai receber e se está tudo certo com os seus dados.

Assim, você pode conferir o recebimento do benefício do Governo na tela do seu celular, é mais uma facilidade para quem conta com a ajuda do Caixa PIS.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...