Quem não conhece o PIS? O PIS é um dos maiores programas sociais que visa dar como uma gratificação anual ao trabalhador de CLT e Funcionários públicos em regime de CLT o decimo quarto salario, para que o trabalhador possua direito ele deve apenas cumprir os requisitos básicos do Programa – dentre os quais o principal é ter feito o cadastro PIS, necessário para fazer a carteira de trabalho.


Cadastro PIS

Cadastro PIS – Veja como se cadastrar

Quando ser trata de benefício quem não gosta né? Com o desenvolvimento é o crescimento de programas sociais, os trabalhadores de modo em geral estão sendo cada vez mais favorecidos, pois contam com a ajuda de variados programas sociais que contribuem para o capital do trabalhador.

Porque é necessário ter cadastro no PIS?

Muitas pessoas até conhece o programa mais não entende a mecânica de como tudo funciona, o cadastro do PIS tem muita importância pois sem ele é impossível tirar a sua carteira de trabalho, isto porque o programa está vinculado diretamente aos trabalhadores. O PIS é uma numeração também conhecida como NIT, sua sigla significa Número de Identificação do Trabalhador.

Sendo assim o trabalhador brasileiro consegue ter acesso aos programas sociais a qual o perfil dele é vinculado, além disso com essa numeração é possível ser participar de programas como o Bolsa Família, o número que é disponibilizado é emitido no cartão cidadão é o NIT, por isso é extremamente importante ser possui cadastro ativo e regular no PIS.

Como realizar o cadastro?

Para quem está iniciando a sua carreira profissional é ainda não possui carteira de trabalho, pode solicitar o cadastro do seu PIS através de qualquer agencia da caixa econômica, o procedimento é bem rápido e simples, basta apenas estar portando:

  • Seu documento de identificação pessoal com foto (o mesmo deve ser original);
  • CPF;
  • Um comprovante de residência atualizado.

Finalizando a solicitação com sucesso você receberá uma numeração, guarde com cuidado pois precisará desta numeração em várias situações, caso deseje que está numeração fique disponível em sua carteira de trabalho, só levar a mesma, junto dos documentos solicitados que normalmente são o RG, Comprovante de residência e CPF.

Agora ser você é aquela pessoa que odeia enfrentar filas é consegue ter um bom acesso à internet, você pode estar realizando o cadastro online, basta entrar no site da DATAPREV www5.dataprev.gov.br é pronto, é necessário apenas informar alguns dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, RG ou CNH caso possua.

Requisitos para recebimento do PIS, conheça quais são?

  • Mínimo de 5 anos cadastrado no programa;
  • Recebimento de até 2 salários mínimos per capito;
  • Trabalhador CLT ou funcionário público em regime de CLT;
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior ao de vigência;
  • Deve estar com as informações do RAIS em dia.

O PIS é um benefício anual é todos os trabalhadores que atende os requisitos do programa recebe 1 vez ao ano um valor do salário mínimo de vigência nacional, seu cronograma de pagamento sofre uma atualização anual, por isto caso possua direito fique atento as datas para que possa receber seu benefício.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...