Ser o seu documento de identidade estar velho, ilegível, perdeu, extraviaram, roubaram ou até mesmo sumiu, você precisará tirar uma nova via do documento, e para isso, pode ser necessário fazer o agendamento da carteira de identidade. Vale ressaltar que o seu documento de identidade é uns dos mais importantes, ele é o seu documento de identificação.


Agendamento da carteira de Identidade

Agendamento de Carteira de Identidade – como fazer

Perder um documento como esta causa pânico, porém fique calmo (a), ser você identificar que o seu documento realmente sumiu ou foi roubado, deve realizar um boletim de ocorrência em uma delegacia mais próxima de sua residência, isto porque o seu documento pode vim a cair nas mãos de uma pessoa de má fé e fazer falsificação do mesmo.

Em caso de solicitação pela a primeira vez o solicitante não paga a aquisição do documento, agora caso seja a segunda via o solicitante paga uma taxa de aquisição, porém em caso de roubo ou furto apresentando o boletim de ocorrência o solicitante fica isento da taxa.

Como realizar o agendamento da carteira de identidade?

Há algum tempo atrás bastava comparecer a qualquer posto de atendimento do Detran ou do Poupa Tempo que ser conseguia solicitar ou tirar a 2ªvia do documento, porém era necessário comparecer bem cedo é mesmo assim ainda pegava longas filas, praticamente ser levava o dia todo para resolver o problema. Agora todo esse transtorno é sofrimento acabou! Isto porque com a ajuda da tecnologia e a informatização de todos os sistemas do Governo, os atendimentos agora só são realizados através de agendamento. Isso para conforto e comodidade, sem precisar ser deslocar ou enfrentar filas.

Sites para efetuar agendamento do RG

Vale lembrar que em cada Estado, a carteira de identidade pode ser emitida por um órgão diferente:

Documentos necessários para emitir a Identidade:

Os documentos necessários para solicitar a carteira de identidade são:

  • 2 fotos 3×4 originas – Em alguns Estados, não é preciso levar as fotos, elas são retiradas na hora;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento original + 1 cópia – necessário no caso de solteiros
  • Certidão de casamento original + 1 cópia – necessário no caso de casados.

Em alguns postos de atendimento a foto é tirada na hora, em formato digital, e é necessário também que apresente um comprovante de residência.

Dica importante

Muitas pessoas reclamam do sistema pois não conseguem realizar o agendamento para a retirada do documento, devido a informatização a procura por serviços de agendamento aumentou, ficou igual ficava nos postos de atendimento, cheio, por conta disso o sistema tende a trava durante o dia, e quase impossível conseguir disponibilidade de vagas.

A solução é agendar no período a partir da meia noite em diante, isto porque nesse horário, é disponibilizado as vagas, os dias e horários de atendimento nos postos do Detran e do Poupa Tempo.

Sendo assim basta comparecer no dia agendado com todos os documentos e realizar a sua solicitação, caso não possa comparecer por algum motivo, realize o cancelamento no próprio site em até 24 horas antes do dia agendado, isto é importante pois dar oportunidade da sua vaga volta para atendimento.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...